Como usar OpenCV com CMake e Codeblocks no Ubuntu

Continuando as publicações anteriores sobre Como instalar o OpenCV 2.3.1 no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot com Suporte para Pyhton e Como usar o CMake com o OpenCV agora vou mostrar como usar o OpenCV com o CMake e o Codeblocks IDE. O Codeblocks é um excelente IDE para C++ open source, multi-plataforma, gratuito e concebido para corresponder às maiores necessidades dos utilizadores. É um IDE bastante extensível e configurável. Tenho-o usado desde há mais de 2 anos e nunca senti qualquer necessidade de mudar para outro IDE. Suporta também depuração e code completion que são funcionalidades muito úteis.

Configurar o CMake com o OpenCV e o Codeblocks é bastante simples e rápido. Primeiro, deve abrir o terminal e executar o seguinte comando:
sudo apt-get install cmake-qt-gui
Este pacote irá instalar o CMake-gui que é um interface gráfico para o CMake. Após instalar este pacote corra o programa:
cmake-gui
O programa CMake-gui irá abrir e poderá visualizar uma janela com alguns campos de entrada e botões. Terá que fazer os seguintes passos:
  • Primeiro, carregue em "Browse Source" e localize a pasta onde tem o seu código-fonte e o ficheiro CMakeLists.txt.
  • De seguida clique em "Browse Build" e especifique a pasta onde deseja que os ficheiros resultantes do processo de compilação sejam colocados.
  • Por fim, clique em Configure e quando aparecer a janela de popup escolha "Codeblocks - Unix Makefiles" e deixe a opção "Use default native compilers" seleccionada.
  • Clique em Finish, espere que a configuração termine e depois carregue em Generate para gerar o Makefile.
Neste momento se abrir a pasta que escolheu para colocar os ficheiros resultantes do processo de compilação verá que tem agora um ficheiro .cbp (Codeblocks Project). Abra-o com o Codeblocks e pode começar a programar :)
Há apenas mais uma coisa que terá de fazer. Clique em Project > Properties > Build targets e no campo "Type" do separador "Selected build target options" mude a opção "Commands only" para "Console Application" ou "GUI application". Caso contrário, quando tentar compilar e correr o projecto irá obter o erro "You can't 'run' a commands-only target...".
Para usar a funcionalidade de code completion no Codeblocks basta começar a escrever o seu código e depois carregar em Ctrl+Space e as sugestões de código irão aparecer.
Se desejar usar a depuração há ainda uma última mudança que terá de fazer no ficheiro "CMakeLists.txt". De modo a gerar os símbolos de depuração terá que adicionar a seguinte linha no final do ficheiro.
SET(CMAKE_CXX_FLAGS "-g -Wall")
O seu ficheiro CMakeLists.txt deverá ser semelhante a isto (substitua "project_name" com o nome do seu projecto)
CMAKE_MINIMUM_REQUIRED(VERSION x.x.x)
PROJECT( project_name )
FIND_PACKAGE( OpenCV REQUIRED )
ADD_EXECUTABLE( ${PROJECT_NAME} main.cpp )
TARGET_LINK_LIBRARIES( ${PROJECT_NAME} ${OpenCV_LIBS} )
ADD_CUSTOM_COMMAND(TARGET ${PROJECT_NAME} POST_BUILD COMMAND cp ${PROJECT_NAME} ${PROJECT_NAME}.o )
SET(CMAKE_CXX_FLAGS "-g -Wall")
Nota: A sexta linha de código é opcional. Use-a apenas se desejar realizar alguma operação a seguir ao processo de compilação.
Após realizar este passo e reabrir o projecto no Codeblocks poderá ser necessário mudar o campo "Type" para "Console Application" or "GUI application" novamente.
Para compilar e executar o programa, basta agora pressionar a tecla F9. Para depuração, defina os seus breakpoints e pressione a tecla F8.
Boas programações!



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