Neste post vou descrever o processo para se configurar um cliente VPN Cisco utilizando o Gestor de Rede do Ubuntu. Uma VPN é uma rede privada virtual (Virtual Private Network). O que é que isto significa? Significa que se torna possível ligar o computador a uma rede de área local através da internet e fazer tudo o que se poderia fazer nessa rede (aceder a ficheiros num servidor, aceder a websites específicos, etc.) como se o computador estivesse ligado a essa rede por cabo ou por Wi-Fi.
A primeira coisa que é preciso fazer é instalar o plugin VPNC para o Gestor de Rede do Ubuntu, para que o mesmo suporte os protocolos das VPNs Cisco. Para instalá-lo, basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install network-manager-vpnc
Depois basta clicar no ícone das ligações de rede na barra superior, à direita, clicar em "Ligações VPN" e depois em "Configurar VPN". Aparecerá a janela do Gestor de Rede e depois podem adicionar uma nova VPN e inserir toda a informação para se ligarem à VPN desejada, ou importar um ficheiro de configuração (.pcf), se houver um disponível.
Por fim, basta reiniciar o computador para que o gestor de rede assuma as configurações, e a ligação deverá funcionar, se todos os dados tiverem sido inseridos correctamente. Simples não é?
Agora irei dar mais algumas informações para o caso específico da VPN da Universidade do Algarve, que possui um servidor VPN Cisco ao qual se podem ligar para que possam aceder aos computadores/servidores da UAlg ou para acederem a sites apenas disponíveis dentro da rede da UAlg, tais como o IEEE Xplore, no qual podem fazer download de inúmeras publicações científicas. Também pode ser útil para a realização de trabalhos de bases de dados ou relacionados com desenvolvimento web, podendo-se assim aceder aos servidores internos que sejam disponibilizados para o efeito pelos docentes.
Para se ligarem à VPN da UAlg, basta utilizar o ficheiro de configuração Ualg.pcf existente dentro do ficheiro comprimido vpnclient-linux-x86_64-4.8.02.0030-k9.ualg.tar.gz (os outros ficheiros não são necessários) e importarem esse ficheiro no painel de ligações VPN do Gestor de Rede do Ubuntu. Depois, no separador VPN insiram o vosso nome de utilizador no campo "Nome do _utilizador" com o formato "axxxxx@ualg.pt" e no campo "Senha do utilizador" insiram a vossa password da UAlg. Cliquem em Gravar e a vossa ligação VPN ficará pronta a funcionar! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top