Como arranjar paquímetros digitais

Boas! Neste post vou mostrar-vos como arranjar um paquímetro digital de uma forma bastante simples. É tão simples que eu tinha sérias dúvidas de que funcionasse até que experimentei e vi os resultados com os meus próprios olhos :P

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Há cerca de dois anos comprei um paquímetro digital no ebay e nunca o usei muito até há uns meses atrás, quando comecei a construr a minha segunda CNC, a TheMaker2(podem também ver a minha primeira CNC Caseira, TheMaker1). Depois de algum uso o paquímetro digital começou a mostrar alguns valores estranhos, saltando para diversos valores. Tornou-se uma ferramenta bastante inútil e comecei a pensar como poderia arranjá-lo. Após alguma pesquisa encontrei esta página que me pareceu retratar exactamente o mesmo problema que eu estava a ter com o meu paquímetro. Quando vi como se arranjava pensei "não pode ser assim tão fácil :|". Afinal de contas, é mesmo! :D É um procedimento de 5 minutos e funcionou perfeitamente. Aqui está como fazê-lo:
  1. Remover o autocolante metalizado da parte de trás do paquímetro;
  2. Desaparafusar todos os parafusos que se encontrarem atrás do autocolante;
  3. Separar o leitor do resto do paquímetro;
  4. Colocar uma camada de fita adesiva sobre a placa de circuito impresso (ver as imagens abaixo);
  5. Voltar a colocar o leitor no lugar;
  6. Aparafusar todos os parafusos que foram desaparafusados antes;
  7. Colar o autocolante no lugar outra vez.
E está feito! No final do procedimento o paquímetro deverá estar novamente a funcionar adequadamente :) Pelo menos funcionou com o meu.

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Há que ter em conta que este arranjo poderá levar a uma pequena perda de precisão nas leituras devido à mudança da capacitância devido à fita adesiva. Mas também.. se queriam leituras precisas não deviam ter comprado um paquímetro do mais barato que há no ebay :P

Para mais informações acerca deste arranjo e acerca do funcionamento interno do paquímetro consultem a página original onde encontrei esta maneira de arranjar os paquímetros. Espero que funcione com os vossos também! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top