Como criar um vídeo a partir de múltiplas imagens

Boas! Se trabalham com visão computacional talvez já tenham tido a necessidade de gerar um vídeo a partir de uma sequência de imagens, de moda a obter uma vista dinâmica dos vossos resultados. Vou mostrar-vos uma maneira fácil de fazê-lo com um comando muito simples, utilizando o ffmpeg :).

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Vamos supor que as imagens estão nomeadas "frame-0.png, frame-1.png, frame 2.png" e assim por diante.. A primeira coisa a fazer é obter o nome genérico das imagens, substituindo o número de sequência das imagens por "%d". Ao fazê-lo iremos ficar com o nome "frame-%d.png". De seguida será necessário abrir um terminal e ir até à pasta onde as imagens estão guardadas e inserir o seguinte comando:
 ffmpeg -qscale 1 -r 25 -i frame-%d.png movie.avi 
Após um curto período de tempo (dependendo da quantidade de imagens) terão um ficheiro de vídeo com uma framerate de 25 frames por segundo chamado "movie.avi". O nome pode ser modificado ao alterar o último parâmetro do comando. O parâmetro "-qscale" define a qualidade, sendo a melhor qualidade 1 e 31 a pior. O parâmetro -r define a framerate, que, como já referido, neste exemplo é de 25. A opção "-i" especifica os ficheiros de entrada. Há muitas e muitas outras opções mas este post pretende apenas fornecer um exemplo básico para fazer o essencial. Se for necessário usar outras opções, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando para ficar a conhecê-las:
 man ffmpeg 
Espero que vos seja útil! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top