Como instalar o LibreOffice 4.0 no Ubuntu 12.04

Boas! Não sei se já souberam mas esta semana houveram boas notícias para a comunidade open source e Linux: o LibreOffice 4.0 saiu do forno. :) Não vou descrever todas as novas funcionalidades e melhorias uma vez que podem ver tudo ao pormenor ao consultar as release notes. Vou apenas mencionar quatro coisas que penso que sejam as mais significantes:

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
  1. Melhor interoperabilidade - a interoperabilidade com outros formatos de ficheiros é um requisito muito importante para qualquer utilizador e um requisito crítico para utilizadores empresariais;
  2. Aplicação de Android para Controlo Remoto de apresentações - há um mês atrás comentei com o meu irmão como uma aplicação do género seria útil e felizmente a equipa de desenvolvimento do LibreOffice tornou-a realidade. Agora podemos controlar e visualizar as apresentações simultaneamente num telemovel Android ou num Tablet.
  3.  Interface de utilizador com melhor aspecto - agora suporta os temas Firefox, dando-nos a possibilidade de configurar o aspecto da nossa instalação do LibreOffice;
  4. Melhor desempenho - mais rápido, mais rápido e... já disse mais rápido?
Antes de instalar o LibreOffice 4.0 será necessário remover qualquer versão anterior do LibreOffice. Abram o Synaptic e removam quaisquer pacotes com "libreoffice" no nome. Depois disto, vamos lá ver como podemos instalar esta grande conquista da comunidade open source:
  1. A primeira coisa a fazer é ir aqui e escolher a arquitectura do vosso sistema. O meu portátil tem Ubuntu 12.04 de 64-bits instalado e por isso escolhi a versão "Linux (deb) x86_64". Depois, escolham a linguagem e, de seguida, a versão 4.0.0. 
  2. Agora deverão estar a ver três caixas verdes em que podem clicar para fazer o download de três ficheiros diferentes. Façam download dos três.
  3. Quando os downloads tiverem terminado, façam a extracção dos mesmos para uma pasta. Não se preocupem com a localização da mesma uma vez que podem apagar os ficheiros depois da instalação estar completa.
  4. Abram um terminal, entrem na pasta do instalador principal e depois na pasta DEBS. Quando lá estiverem escrevam o seguinte comando:
    sudo dpkg -i *.deb
  5. A próxima coisa a fazer é entrar na pasta chamada desktop_integration e executem o mesmo comando:
    sudo dpkg -i *.deb
  6. Agora é altura de instalar a interface de utilizador traduzida. Utilizando o terminal vão até à pasta com os ficheiros extraídos, entrem na pasta DEBS e executem outra vez o mesmo comando:
    sudo dpkg -i *.deb
  7. Finalmente, iremos instalar a ajuda do LibreOffice. Utilizando o terminal vão à pasta com os ficheiros extraídos, entrem na pasta DEBS e executem o mesmo comando uma última vez:
    sudo dpkg -i *.deb
  8. E é tudo! Agora deverão ter o LibreOffice 4.0 instalado no vosso computador! :)
Até à próxima!



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top