Boas! Alguma vez tiveram a necessidade de sobrepor um logótipo em diversas imagens de uma só vez e temeram pela hipótese de ter de sobrepor os logótipos nas imagens uma a uma? Bem, não é preciso temer essa hipótese porque não é preciso! Podem fazê-lo utilizando um programa chamado "convert" que faz parte do pacote de software Imagemagick. Podem até redimensionar as imagens e o logótipo alterando os parâmetros.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Após pesquisar algum tempo como fazê-lo escrevi um pequeno script para fazê-lo facilmente. Basta criar um novo ficheiro, inserir o código mostrado abaixo e guardá-lo com o nome que se quiser. Certifiquem-se apenas que fica com a extensão .sh .
Considerando que o ficheiro é guardado com o nome "tbbt_overlay.sh", abram um terminal, vão à pasta onde o guardaram e insiram o seguinte comando:
chmod +x tbbt_overlay.sh
Agora podem estar a querer saber como funciona? O script processa todas as imagens colocadas na sua pasta que tenham a extensão .jpeg (podem mudá-la para a extensão que desejarem na 10ª linha de código) e coloca o resultado na pasta "output", que é criada pelo script se não existir. A operação de sobreposição das imagens é feita na 11ª linha de código. A imagem "logo1564x192.png" é redimensionada para 30% do seu tamanho e depois aplicada no canto inferior direito (a 5 pixels da borda inferior) da imagem no formato jpeg com a qualidade de 90%. Para mais informação acerca das operações disponíveis e como aplicá-las abram um terminal e escrevam:
man convert
Para executar o script basta abrir o terminal e corrê-lo como qualquer outro script:
./tbbt_overlay.sh
Espero que achem este post útil. Podem fazer download do script aqui: tbbt_overlay.sh

Cuidem-se!



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top