Blogging: Flickr vs Picasa

Boas! Se também são bloggers, ou pretendem ser um dia, irão deparar-se com a difícil tarefa de escolher que serviço de armazenamento de imagens usar: Flickr ou Google's Picasa Web Albums (agora também conhecido como Google Photos). Eu próprio tive que fazer esta escolha e, como tal, vou descrever a minha curta análise dos dois serviços e explicar porque escolho o Google Photos. Gostaria de realçar que esta análise tem em conta apenas as contas gratuitas.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Espaço de armazenamento
  • Flickr - permite fazer upload de 300MB mensalmente. Pode-se considerar que o espaço é ilimitado, uma vez que 300MB por mês é mais do que suficiente para as necessidades de um blogger.
  • Google Photos/Picasa - Tem um limite de 1GB mas alguns ficheiros não contam para este limite: se não tiverem uma conta no G+, todas as fotos com tamanho menor ou igual a 800x800 pixels não contam; se tiverem uma conta no G+, todas as fotos com tamanho menor ou igual a 2048x2048 pixels não contam.
Considero que o Google Photos/Picasa é um vencedor neste aspecto, uma vez que a menos que o blog seja acerca de fotografia não será necessário fazer upload de imagens maiores que 2048x2048 pixels. Lembrem-se que a grande maioria dos templates de blogs as imagens mostradas têm uma largura máxima entre 400 e 600 pixels. Isto resulta em espaço ilimitado sem limites mensais. Tem apenas uma desvantagem que é todas as fotos públicas ficarem visíveis no vosso perfil do G+.

Qualidade de Imagem

Neste aspecto, o Flickr é claramente um vencedor. Os algoritmos de compressão do Flickr são muito melhores que os usados pelo Google. Não será incomum encontrar artefactos provocados pela compressão nas imagens guardadas no Google Photos/Picasa. Contudo, se tivermos em conta que a maioria das imagens apresentadas em blogs tem uma largura máxima de 600 pixels, não é um grande problema. Para usar as fotos do Google Photos/Picasa num blog com boa qualidade (não tão boa como a das fotos armazenadas no Flickr) é necessário fazer algumas pequenas alterações a nível de HTML, mas é algo bastante simples de se fazer.

Integração com os Blogs

Tendo em conta que uso a plataforma Blogger, o Google Photos/Picasa é um vencedor aqui. Integra-se automaticamente com o blog e podem-se escolher as fotos a publicar directamente a partir do Picasa Web Albums.

Slideshows/Visualizadores de Fotos

O Flickr ganha nesta vertente. Uma vez que tem uma comunidade maior de utilizadores, a quantidade de widgets de visualizadores de fotos e slideshows é também maior. No geral, os widgets compatíveis com o Flickr têm um aspecto mais atractivo.

Stream de Fotos

Aqui, o Google Photos/Picasa vence. O stream de fotos é ilimitado no tempo, o que é algo que não acontece nas contas gratuitas do Flickr. O stream de fotos do Flickr tem um tamanho máximo de 200 fotos. Se fizerem upload de mais de 200 fotos, as fotos mais antigas vão deixar de ser visíveis. Isto aplica-se ao stream de fotos e a todos os slideshows que usarem. Quando as fotografias deixarem de aparecer no stream de fotos, vão também deixar de aparecer nos slideshows. Contudo, as fotos não são apagadas e serão sempre visíveis desde que seja usado um link directo.

Vídeo
  • Flickr - O Flickr dá uma pequena margem para fazer upload de vídeos, mas o limite de 300MB por mês continua a contar.
  • Google Photos/Picasa - todos os vídeos abaixo de 15 minutos não contam para o limite de 1GB.
Na minha opinião, o Google Photos/Picasa vence aqui.

E o vencedor final é... Google Photos/Picasa! Penso que o armazenamento ilimitado e a integração com o Blogger fá-lo mais apropriado para blogging do que o Flickr. Penso também que o limite de 200 fotos no stream de fotos do Flickr é um problema grave uma vez todos os slideshows vão ficar estragados quando se fizer upload de novas fotos depois de se chegar às 200. Gostaria mais uma vez de realçar que esta comparação tem apenas em conta as contas gratuitas de ambos os serviços. Se eu fosse escolher um serviço pago, certamente que escolheria o Flickr uma vez que a maioria dos problemas iria desaparecer e a qualidade de imagem é melhor do que no Google Photos/Picasa.



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top