Experiências com moldes a vácuo

Olá! Este post é acerca de uma maneira muito simples de fazer peças de plástico para os vossos projectos. Já ouviram falar de moldes a vácuo? É um método para fazer moldes de plástico de uma peça usando calor e a sucção de um aspirador. Podem facilmente replicar o que vos vou mostrar. Apenas precisam de uns bocados de madeira para fazer uma caixa como a que vão ver nas imagens, um aspirador, uma pistola de ar quente ou um forno e alguns pratos descartáveis.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Não necessitam necessariamente de fazer uma caixa exactamente igual à minha mas vou descrever o processo para a fazer:
  1. Cortar as peças de cima, baixo e lados de acordo com os tamanhos pretendidos;
  2. Desenhar uma grelha na placa de cima e fazer um pequeno furo em todas as intersecções da grelha;
  3. Fazer um furo do mesmo diâmetro do tubo do aspirador numa das placas laterais;
  4. Aparafusar tudo;
  5. Pegar na pistola de cola quente e preencher quaisquer buracos que não sejam o da placa de cima ou o do tubo do aspirador de modo a que não haja circulação de ar excepto pelos buracos referidos.
Assim que a caixa estiver pronta, é altura de começar a experimentar :) Coloquem a peça da qual desejam fazer o molde em cima da caixa e cubram os buracos à volta com algumas folhas de papel. Não os tapem todos! Deixem alguns junto à peça. De seguida insiram o tubo do aspirador no buraco lateral da caixa. Finalmente agarrem num prato de plástico descartável com um alicate e liguem a vossa pistola de ar quente ou forno. Comecem a aquecer o prato devagar e tão uniformemente quanto possível. Assim que virem que o plástico está quase a começar a derreter, coloquem-no em cima da peça e liguem o aspirador! A sucção irá remover todo o ar que se encontre entre o plástico quente e a peça da qual desejam fazer o molde e o plástico irá esticar e envolver a peça, assumindo a sua forma. Continuem a aquecer a uma distância segura até que o molde esteja como desejam. Tenham cuidado para não sobreaquecê-lo. Se o fizerem podem provocar a abertura de buracos no molde. Se acharem que o molde está fino demais, então peguem noutro prato de plástico e repitam o processo sobre o anterior de modo a que fiquem agarrados um ao outro.

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Usando este método irá funcionar para algumas peças pequenas e de baixo perfil. Porém, se precisarem de melhor qualidade e partes maiores irão precisar de folhas de plástico próprias para fazer moldes a vácuo e de uma moldura para segurá-las uniformemente e depois pressionar a mesma contra a caixa de sucção. Se procurarem por "vacuum forming" no youtube ficarão surpreendidos com o que pode ser feito com esta técnica e alguns plásticos de qualidade

Ah! E um grande AVISO... se usarem um forno para aquecer o plástico, certifiquem-se de que nunca mais irão cozinhar nada no mesmo! Presumo que não seja nada saudável fazer comida com partículas de plástico que sejm libertadas durante o aquecimento :P

Espero que tenham gostado e consigam fazer os vossos próprios moldes em casa! :) Se tentarem, gostaria de ver o que conseguiram fazer :)

Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top