Projecto Aurora

Olá! Mais uma vez passou algum tempo desde a última publicação. Gostaria de publicar mais frequentemente mas tenho andado bastante ocupado. Desta vez escrevo acerca de um projecto que desenvolvi com os meus amigos e colegas Gonçalo Pereira e Fábio Martins. Este projecto foi desenvolvido aos poucos entre Dezembro de 2010 e Maio de 2011 para a XXVI Semana Académica da Universidade do Algarve. O evento consiste numa semana inteira de festa, com concertos onde bandas portuguesas conhecidas e algumas bandas internacionais actuam. Cada curso da universidade gere uma "barraca" de 3x3m onde é feita a venda de bebidas de modo a angariar fundos para viagens de finalistas ou outros propósitos. Para o curso de Engenharia Eléctrica e Electrónica, que estávamos a representar, decidimos fazer algo que nunca havia sido feito antes naquela série de eventos, algo que que as pessoas nem estejam habituadas a ver na maioria dos bares e discotecas. Abaixo podem ver um vídeo do que fizémos, falado em bom português e com legendas em inglês :).
Após algum brainstorming que levou algum tempo decidimos fazer um balcão com LEDs que seguramente iria atrair as atenções dos visitantes e ficar nas suas memórias por bastante tempo. Juntamente com o balcão fizémos ainda luzes psicadélicas usando LEDs, garrafas de vidro, água e umas gotas de tinta branca. O resultado foi bastante bom e sentimo-nos orgulhosos de ver as caras de surpreendidos dos nossos visitantes, dos quais recebemos muito feedback. Recebemos também feedback de outros colegas e outros estudantes da universidade: alguns apontaram sugestões, outros simplesmente deram-nos os parabéns por termos preparado a melhor barraca do curso de Engenharia Eléctrica e Electrónica DE SEMPRE (obrigado, ficámos muito contentes com esse feedback!), e outros mais incrédulos simplesmente não acreditavam que tudo tinha sido feito por nós e que tínhamos comprado o balcão. Desculpem desapontá-los, mas realmente foi tudo feito por nós! :P Também ficámos surpreendidos que tenha durado a semana inteira, com montes de bebidas a serem derramadas  e pessoas a dançar em cima do balcão!

Falando mais especificamente sobre o balcão, tinha vários modos de funcionamento, sendo alguns predefinidos e outros reactivos ao som. Os modos eram escolhidos usando uma aplicação em linha de comandos (não tivémos tempo para fazer o interface gráfico :\) escrita em Python. O programa enviava comandos via USB (vejam o post anterior sobre como fazer um Cabo conversor USB Série LVTTL de baixo custo (1,85€) ) para um microcontrolador PIC16F877A da Microchip, que, por sua vez, enviava todos os sinais de clock e dados para uma cadeia de shift registers que iriam controlar a matriz de LEDs e as "garrafas psicadélicas".

Depois do evento acabar fizémos o vídeo que está disponível no início deste post e demos-lhe o nome de Projecto Aurora, uma vez que deu cor à nossa barraca durante todas as noites de festa, mesmo nos momentos em que haviam falhas de energia que deixavam todas as barracas na escuridão, graças à nossa UPS. Quem estava por trás do balcão certamente ficava com o sentimento "They see me rollin' they hatin!" :P
Juntamente com tudo o que já foi referido, ainda consegui arranjar maneira de fazer um sistema de "fotografia-com-upload-instantâneo-para-facebook" utilizando uma câmara HD da Logitech, um portátil e um botão de emergência amarelo e vermelho. Irei descrevê-lo num outro post mais tarde ;).

Algum tempo mais tarde actualizámos o Projecto Aurora com uma nova fonte de alimentação e com uma placa amplificadora de microfone, para uso em modo autónomo, mesmo a tempo de a levarmos para o Bar 42 em Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, onde ficou durante um mês a mudar as cores do bar enquanto servia de mesa de DJ para vários DJs que por lá passaram. Podem ver algumas fotos abaixo

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top