Dica de laboratório para conectores de alimentação

Boas! hoje vou mostrar-vos um truque simples mas muito útil para as vossas sessões de hacking no vosso laboratório caseiro ou no vosso maker/hackerspace local.
Provavelmente às vezes querem alimentar um dispositivo a partir da porta USB do vosso computador ou a partir do carregador do telemóvel, mas o dispositivo tem um conector DC do tipo "barrel" e lá vão vocês fazer um cabo que converta de USB A para esse mesmo conector. Depois, noutro dia, precisam da mesma coisa mas com um conector micro USB, ou mini USB, ou USB B, ou um conector DC do tipo "barrel" mais grosso, ou mais fino, ou com crocodilos, ou um cabo maior, ou um cabo maior, e por aí adiante... O problema é que após algum tempo irão dar por vocês com um monte de cabos de conversão e ainda a precisar de um cabo diferente em determinadas alturas. Para que isto não aconteça, vou partilhar com vocês um pequeno truque que soluciona o problema.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Aprendi esta solução durante o ano em que estive no Signal Processing Laboratory da Universidade do Algarve como engenheiro de Investigação e Desenvolvimento. O truque é ter sempre um conector em comum em todos os cabos que façam, que pode ser de vários tipos, tais como BNC, RCA ou outros. Para além dos conectores, precisarão também dos conectores de junção.
Se olharem para as imagens, verão um exemplo em que são usados conectores RCA para fazer um cabo conversor de USB A para conector DC do tipo "barrel".
Para fazê-lo, têm de fazer os seguintes passos:
  1. Cortar um cabo que tenha um conector USB A numa das pontas;
  2. Soldar um conector RCA macho aos fios de VDD e GND do cabo que tem o conector USB A. Como regra, convém colocar sempre o VDD no pino central e o GND na parte metálica exterior;
  3. arranjar um cabo com o conector DC desejado e soldar outro conector RCA macho na outra ponta. Mais uma vez, VDD no pino central e GND na parte metálica exterior;
  4. Agora que têm ambos os cabos com terminações RCA, podem juntá-los usando uma junção RCA Fêmea/Fêmea.
Normalmente uso conectores RCA porque são mais baratos que os BNC. Contudo, os conectores BNC são mais robustos e permitem estabelecer ligações mais sólidas. Podem comprar quaisquer uns no ebay a bons preços se os comprarem em packs.

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Se fizerem sempre isto a todos os restos de cabos que forem arranjando, poderão fazer qualquer cabo para alimentar as vossas engenhocas em instantes, uma vez que bastará ligar desligar uns conectores e ligá-los a outros cabos :) . Desta maneira não terão de fazer um cabo para cada combinação de fichas que possa existir.  Se quiserem, podem ainda usar duas junções e colocar um cabo de extensão no meio para fazer um cabo maior :) .
Espero que este truque vos seja útil :)

Até à próxima! :)

Actualização (22/03/13): Esta publicação está agora disponível no site instructables.com aqui: http://www.instructables.com/id/Lab-tip-for-Power-Connectors-and-Cables/



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top