Boas! :)
Há algum tempo atrás tive um problema com a minha instalação de Ubuntu. Sem mais nem menos, reparei que tinha um processo esquisito a usar todo o processador, fazendo com que o computador ficasse muito lento, levando o processador a aquecer muito, e, consequentemente, a fazer as ventoínhas do portátil funcionar como se não houvesse amanhã. Como uso o conky, rapidamente verifiquei que o processo estranho a provocar todos os problemas era o zeitgeist-daemon. O Zeitgeist-daemon é um processo que regista todas as actividades do sistema (utilização de ficheiros, histórico do browser, eventos do calendário, etc.) e grava-os numa base de dados central. Não só cria um registo cronológico, como também suporta a atribuição de etiquetas e o estabelecimento de relações entre actividades.
Talvez tenha devido a alguma actualização com bugs o processo tenha ficado danificado e estava a manter todo o processador ocupado.
Tentei terminar o processo mas o mesmo acabava sempre por reaparecer de seguida e continuava a fazer exactamente o mesmo.
Para desactivá-lo temporariamente tive de executar os seguintes passos (fonte):
  1. Adicionar o PPa do Zeitgeist ao sistema:
    sudo add-apt-repository ppa:zeitgeist/ppa
    
  2. Instalar a versão mais recente do Zeitgeist:
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade
    
  3. Reiniciar o zeitgeist-daemon
    zeitgeist-daemon --replace
  4. Instalar o activity-log-manager
    sudo apt-get install activity-log-manager
    
  5. abrir o activity-log-manager e clicar no botão "Registar actividade" no canto inferior direito da janela para desactivar o registo de dados.
(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Após desactivar o activity-log-manager, todos os problemas desapareceram e tudo ficou a funcionar como desejado outra vez :) .
Se desejado, o registo de dados pode ser ligado outra vez, ao carregar no mesmo botão.
Este problema já aconteceu há algum tempo e entretanto já reinstalei o Ubuntu. Tenho tido o zeitgeist-daemon ligado desde então e nunca mais tive o mesmo problema. Presumo que tenha sido mesmo uma actualização mal feita do programa. De qualquer das formas, se vos acontecer, já sabem como corrigir o problema :)

Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top