Como fazer download de albuns completos do Picasa

Olá a todos! :)
Como devem já ter reparado, todas as fotos usadas neste blog estão armazenadas nos Picasa Web Albums, que foi o serviço de armazenamento de fotos que, na minha opinião, saiu vencedor de uma disputa entre o Flickr e o Picasa (ver a publicação da comparação entre Flickr e Picasa aqui). Contudo, não tenho o Picasa instalado e, às vezes, preciso de fazer download de um álbum completo. Uma opção seria fazer download das fotos, uma a uma, mas, felizmente, existe uma solução simples que nos permite fazer download de um álbum completo de forma fácil e rápida :)

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Para fazer download de álbums completos com a solução que demonstrarei é necessário instalar dois programas: o Mozilla Firefox e a extensão do Firefox DownthemAll. De uma forma curta, aqui está o processo completo:
  1. Instalar o Mozilla Firefox;
  2. Instalar a extensão do Firefox DownthemAll;
  3. Ir até à página do álbum do Picasa que se pretende descarregar e clicar no link de RSS à direita;
  4. Quando a página de RSS abrir, adicionar "&imgmax=d", sem as aspas, ao final do URL e actualizar a página. Ao fazer isto irão garantir que as imagens descarregadas terão os tamanhos originais.
  5. Carregar com o botão direito em qualquer sítio da página, seleccionar DowntThemAll e depois o separador "Ligações". O separador "Imagens e Embutidos" contém apenas imagens de tamanho reduzido.
  6. Certificar que o filtro para imagens JPEG está seleccionado, escolher a pasta de destino e carregar em "Iniciar".
Após este pequeno processo, o álbum começará a ser descarregado para a pasta do disco rígido escolhida. Fácil, não é? :)

Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top