(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
No Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot é bastante fácil adicionar um atalho de teclado personalizado. Basta clicar no ícone no canto superior direito do ecrã, depois em Definições do Sistema > Teclado > Atalhos. De seguida basta clicar no botão "+" para adicionar um novo atalho, dar-lhe um nome e escrever o comando desejado. Como exemplo, defini um atalho com o nome "Banshee" que executa o comando "banshee" quando carrego na combinação de teclas Shift+F4.

Fácil, não é? Contudo, se usar efeitos de visualização do desktop não irá conseguir adicionar um atalho de teclado desta maneira uma vez que o metacity deixa de ser o gestor do ambiente gráfico, sendo substituído pelo Compiz.
A opção alternativa seria abrir o gconf-editor e adicionar o comando directamente no ramo apps >  metacity > keybinding_commands and apps > metacity > global_keybindings. Contudo, isso também não funcionará. Porquê? Mais uma vez, porque o metacity não é o gestor do ambiente gráfico se utilizar efeitos de visualização do desktop.
Então, como adicionar atalhos de teclado? Primeiro é necessário instalar o Compiz Config Settings Manager. Inicie o terminal (o atalho de teclado por defeito para iniciar o terminal é Ctrl+Alt+T ) e execute o seguinte comando
sudo apt-get install compizconfig-settings-manager
Depois de instalar, corra o programa:
ccsm
De seguida basta carregar no ícone "Comandos" na secção "Geral", definir o comando no separador "Comandos", definir o atalho para executar esse comando no separador "Teclas de atalho" e é tudo! Como exemplo, se quiser criar um atalho para controlar o volume do computador, tal como o fazem as teclas multimédia pode usar o seguinte comando:
xdotool key XF86AudioLowerVolume
para baixar o volume e
xdotool key XF86AudioRaiseVolume
para aumentar o volume. Se não tiver o xdotool instalado no seu computador terá que instalá-lo antes para que os comandos funcionem:
sudo apt-get install xdotool
O Xdotool  é uma ferramenta que permite simular inputs vindos do teclado ou do rato, mover ou redimensionar janelas, etc. Foi desenvolvido como uma ferramenta de automação do X11. Para mais informação consulte o  projecto xdotool no semicomplete.



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate


0 Comments:

top